Educação

Escola Professora Maria de Fátima Botazini Diniz

Escola Professora Maria de Fátima Botazini Diniz

A educação, na modalidade especial, tem como público alvo as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas que necessitam de apoio intensos e contínuos para alcançarem resultados efetivos na aprendizagem e no desenvolvimento, mediante processo de ensino especializado visando a inclusão plena.

 As escolas especiais para educação escolar, na modalidade educação especial, destinam-se a esse público-alvo, principalmente estudantes que necessitam de apoios intensos e contínuos para alcançarem resultados efetivos na aprendizagem e no desenvolvimento, mediante processo de ensino especializado demandado pelos estudantes, visando o cumprimento da meta de inclusão plena.

Com essa finalidade, objetiva-se, em consonância com as normativas legais e a Política de Atenção Integral e Integrada para as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla (FENAPAES, 2011).

Creche Período Integral – Espaço Crescer

Creche Período Integral – Espaço Crescer

A educação de alunos com necessidades educacionais especiais necessita de um acompanhamento intrínseco entre a professora e demais da equipe educacional, no compromisso de assegurar-lhes o convívio social, incentivando-os a resgatar a autonomia e a independência. O projeto, é especializado no desenvolvimento cognitivo desde a infância, entre os 0 meses a 4 anos de idade com diagnósticos de deficiência ou atraso de desenvolvimento. Tem como objetivo geral desenvolver o educando, possibilitando-lhe meios para apreensão dos conteúdos e seu desenvolvimento como um todo, levando em conta aspectos físicos, psíquicos e intelectuais da criança, trabalhando a diversidade, autonomia e garantindo o crescimento progressivo. Por tratar-se de uma sala destinada exclusivamente ao desenvolvimento psicomotor dos usuários, o trabalho será pedagógico e fisioterápico, contando com um profissional de fisioterapia exclusivo para este serviço. A sala de estimulação precoce terá um amplo espaço com aparelhos e mobiliário adequado para o trabalho com crianças de 04 meses a 4 anos de idade que apresente atrasos no desenvolvimento global.

A Estimulação Precoce possui duas vertentes: a primeira voltada para o conjunto sistematizado das atividades neuropsicomotoras com atendimentos clínicos e a segunda se caracteriza pela interligação com a área da assistência familiar. Para sua aplicação a estimulação essencial requer o planejamento prévio de um programa de atividades que responda a conceitos claros e objetivos, definidos, específicos a cada criança.

O Desenvolvimento Infantil pode ser definido como um processo multidimensional e integral, que se inicia com a concepção e que engloba o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitivo e de linguagem, assim como, as relações socioafetivas.

Contraturno Escolar - Sala de Recursos Educacionais

Contraturno Escolar - Sala de Recursos Educacionais

O contraturno será uma opção aos alunos e usuários que necessitam passar o dia todo fora de casa, oferecerá acompanhamento da rotina escolar garantindo que a criança faça suas lições de casa, pesquisas e estudem para as provas, além disso as crianças convivem com pessoas e desafios diferentes daqueles proporcionados pelo ambiente escolar, isso favorece o desenvolvimento da autonomia, autoestima e socialização tão importantes para os alunos. A proposta é de desenvolver múltiplas atividades e novos conhecimentos através do livre brincar, oficinas e atividades que desenvolvem as habilidades artísticas, culturais, sociais e motoras, garantindo assim o desenvolvimento integral dos usuários.