Assistência Social

Assistência Social APAE

As ações de assistência social , com atendimento especializado, são organizadas e direcionadas para as situações de vulnerabilidade,
risco pessoal e social da pessoa com deficiência intelectual e de suas famílias.

As ações de assistência social, visa o atendimento especializado, são organizadas e direcionadas para as situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social da pessoa com deficiência intelectual e de suas famílias.

O serviço de Assistência Social da Apae de Machado é dividido em Proteção Básica e Proteção Especial de Média Complexidade, sendo os serviços vinculados respectivamente: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo e Centro Dia.

Ambos os serviços, trabalham para fortalecer a autonomia do usuário, atividades de vida diária, oficinas diversas, realiza o acompanhamento familiar, dando-lhes voz e incentivando a participação ativa no Movimento Apaeano e na sociedade para se tornarem protagonistas de seus direitos e deveres, com foco no fortalecimento do papel protetivo da família.

Proteção Social Básica

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Atuar de forma preventiva é um dos requisitos para o desenvolvimento da Proteção Social Básica no Sistema Único de Assistência Social – SUAS; as equipes de profissionais desta proteção, devem voltar o seu trabalho para o planejamento e execução de ações antecipadoras às ocorrências ou ao agravamento de situações de risco social e vulnerabilidades, que podem dificultar o acesso da população aos seus direitos sociais.

O trabalho deverá estar alinhado às situações apresentadas pelas famílias; com isso é possível ofertar serviços, programas, ações de acolhimento e socialização direcionadas para as pessoas que compõem o grupo familiar.

Responsáveis

Débora Regina Silva Graciano

Fernanda de Oliveira Carvalho

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

A intervenção social deve ser planejada, criando situações desafiadoras, que   estimulem e orientem os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

O foco primordial do SCFV é prevenção da ocorrência de situações de risco social, o fortalecimento da convivência familiar e comunitária; participação cidadã, desenvolvimento de relações de afetividade, ampliação do universo informacional, artístico e cultural, o estimulo do desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, entre outros dependendo da faixa etária atendida.

 

Responsáveis

BEATRIZ APAE

Beatriz

Joziana Apae

Joziana

Proteção Social Média Complexidade

Os serviços de Proteção Social Especial fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e têm como objetivo promover atenções socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. Ressaltando nosso público especifico, portadores de deficiência.

O atendimento é realizado por equipe especializada (assistente social e psicólogo), que atuam junto às famílias, cujos vínculos familiares e comunitários estão fragilizados, mas não foram rompidos. O objetivo é contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários.

Patrícia Marcelina Chagas

Patrícia Marcelina Chagas

Fernanda de Oliveira Carvalho

Centro Dia

Centro Dia de Referência é uma unidade especializada de proteção social do SUAS de atendimento durante o dia, a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência.

O serviço contribui para evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador familiar e outras situações de risco e violação de direitos, como a discriminação, negligência, maus tratos, abandono, violência física e psicológica, uso indevido da imagem, convivência com a extrema pobreza, dentre outros riscos, construindo autonomia e fortalecendo o papel protetivo da família.

Responsáveis

Lucimeire Souza da Silva Garcia

ORIENTADORA SOCIAL